Artigos

Published on dezembro 29th, 2016 | by Marcelo Leme

0

11 Melhores Filmes de 2016

Com o final do ano, é normal todo cinéfilo fazer uma retrospectiva e decidir quais foram os melhores filmes que assistiu ao longo do ano. Considerando os lançamentos de 2016, tive oportunidade de assistir 121 longas, os quais listarei no final do artigo. É sobre eles que decidi minha lista.

Então vamos lá! Não estão em ordem de preferência!!!

a-chegada

A Chegada, de Denis Villeneuve

Sinopse: Quando seres interplanetários deixam marcas na Terra, a Dra. Louise Banks, uma linguista especialista no assunto, é procurada por militares para traduzir os sinais e desvendar se os alienígenas representam uma ameaça ou não. No entanto, a resposta para todas as perguntas e mistérios pode ameaçar a vida de Louise e a existência de toda a humanidade.

Comentário: “…exemplar mais luminoso de uma leva ficções científicas recentes, filme dirigido por Denis Villeneuve, reafirma como boas histórias futuristas podem ser um reflexo das inquietações do imaginário contemporâneo.” por Carlos André Moreira, em Zero Hora

elle

Elle, de Paul Verhoeven

Sinopse: Michèle é a executiva-chefe de uma empresa de videogames, a qual administra do mesmo jeito que administra sua vida amorosa e sentimental: com mão de ferro, organizando tudo de maneira precisa e ordenada. Sua rotina é quebrada quando ela é atacada por um desconhecido, dentro de sua própria casa. No entanto, ela decide não deixar que isso a abale. O problema é que o agressor misterioso ainda não desistiu dela.

Comentário: “A paixão de Verhoeven pela provocação e a transgressão exacerba a crueldade das situações e a crueldade das relações entre os personagens, desde suas palavras até seus atos.” por Louis Guichard, em Télérama

a-ovelha-negra

A Ovelha Negra, de Grímur Hákonarson

Sinopse: Em uma remota área rural da Islândia, os irmãos Gummi e Kiddi vivem lado a lado cuidando de suas ovelhas e carneiros. Embora dividam a terra e o estilo de vida, eles não se falam há 40 anos. Quando uma doença letal atinge o rebanho de Kiddi, autoridades decidem abater todos os animais da região para conter uma epidemia. Muitos fazendeiros abandonam o local, mas os dois irmãos não desistem tão fácil. Conforme as autoridades se aproximam, eles precisarão se unir para salvar os animais – e eles mesmos – da extinção.

Comentário: “Grímur Hákonarson é um cineasta que rege um filme através de frações. Perceba como este dirige, empregando diferentes sentidos e articulando predileções que vão do humor austero ao drama acentuado em curtos espaços de tempo. Note que cada plano deriva de um sentido: ele quer explorar a solidão, mostrar distanciamentos, exprimir a extinção de um povo e salientar o apego.” por Marcelo Leme, em Cineplayers. Acesse a crítica completa clicando aqui!

aquarius

Aquarius, de Kleber Mendonça Filho

Sinopse: Clara tem 65 anos, é jornalista aposentada, viúva e mãe de três adultos. Ela mora em um apartamento localizado na Av. Boa Viagem, no Recife, onde criou seus filhos e viveu boa parte de sua vida. Interessada em construir um novo prédio no espaço, os responsáveis por uma construtora conseguiram adquirir quase todos os apartamentos do prédio, menos o dela. Por mais que tenha deixado bem claro que não pretende vendê-lo, Clara sofre todo tipo de assédio e ameaça para que mude de ideia.

Comentário: “São arestas de um filme no geral muito bem acabado, que foi pensado e feito por um diretor ciente não só do que queria dizer mas principalmente consciente da presença absolutamente magnética de Sônia Braga…” por Marcelo Hessel, em Omelete

nossa-irma-mais-nova

Nossa irmã mais nova, de Hirokazu Koreeda

Sinopse: Sachi, Yoshino e Chika são irmãs e vivem juntas em uma casa que pertence à família há tempos. Apesar de não verem o pai há 15 anos, elas resolvem ir ao seu enterro. Lá conhecem a adolescente Suzu Asano, sua meia-irmã. Logo as três irmãs convidam Suzu para que more com elas. O convite é aceito e, a partir de então, elas passam a conviver juntas e aprendem os pontos sensíveis relacionados ao pai em comum.

Comentário: “O cinema de Koreeda é naturalmente amparado na sequenciação de eventos para formatação de sentidos. Seus personagens carregam marcas ou enigmas a serem desvendados. O espetacular de seus filmes é enxergar os desdobramentos de acontecimentos que proporcionam essa abertura, esse entendimento.” por Guilherme Bakunin, em Cineplayers

a-passageira

A Passageira, de Salvador del Solar

Sinopse: Lima, Peru. A rotina de Magallanes, um motorista de táxi, vira de cabeça pra baixo quando Celina, uma mulher de seu passado sombrio, entra, subitamente, em seu carro. Os dois se conheceram nos anos violentos em que Magallanes foi soldado do exército peruano. Agora, em busca de redenção, o homem vai participar de um arriscado plano para ajudar Celina a superar seus graves problemas financeiros.

Comentário: “Pode-se pensar o filme em camadas e relacionar o texto como metáfora da história do militarismo em países latinos e, no caso, a vitimização de indígenas e camponesas em solo peruano. Mas a história de A Passageira é mais rudimentar e limpa, trazendo dois distintos personagens que tem no passado um segredo latente, obscurecido por culpa e paixão.” por Marcelo Leme, em Cineplayers

o-lamento

O Lamento, de Na Hong-jin

Sinopse: Um vilarejo pacífico começa a testemunhar assassinatos cruéis cometidos pelos moradores. Os criminosos parecem estar fora de si, e as autoridades pensam que talvez tenham consumido cogumelos venenosos. No entanto, o inspetor de polícia Jong-Goo suspeita que os casos tenham uma origem sobrenatural, ligada a um forasteiro que acaba de chegar ao local. Enquanto investiga o homem suspeito, percebe que sua filha pode ser vítima do ataque.

Comentário: “Hong-jin conduz a narrativa como uma série de episódios em que o enigma se torna mais complexo a cada passo. A razão e a lei representadas pela polícia são confrontadas com surtos de violência que podem ser de origem sobrenatural, química ou mental.” por Cássio Starling Carlos, em Folha de São Paulo

estados-unidos-pelo-amor

Estados Unidos Pelo Amor, de Tomasz Wasilewski

Sinopse: Na Polônia, em 1990, o país vive um momento eufórico de liberdade e incerteza com o futuro. Nesse contexto, quatro mulheres decidem mudar suas vidas e lutar por suas felicidades. Agata é uma jovem mãe em um casamento infeliz que se refugia em um relacionamento impossível. Renata é uma velha professora fascinada por sua solitária vizinha Marzena. Iza, irmã de Marzena, é uma diretora apaixonada pelo pai de um dos seus alunos.

Comentário: “O filme inteiro mantém um mesmo ritmo cadenciado, sempre a favor do desenvolvimento de suas narrativas. É um drama pesado, orquestrado num clima de morbidez pela situação de insegurança a qual todas convivem. Acompanhamos um importante período da história polonesa e observamos o papel da mulher ali, sofrendo com limitações políticas e com o predatório conservadorismo religioso.” por Marcelo Leme, em Cineplayers. Acesse a crítica completa clicando aqui!

carol

Carol, de Todd Haynes

Sinopse: A jovem Therese Belivet tem um emprego entediante na seção de brinquedos de uma loja de departamentos. Um dia, ela conhece a elegante Carol Aird, uma cliente que busca um presente de Natal para a sua filha. Carol, que está se divorciando de Harge, também não está contente com a sua vida. As duas se aproximam cada vez mais e, quando Harge a impede de passar o Natal com a filha, Carol convida Therese a fazer uma viagem pelos Estados Unidos.

Comentário: “É uma obra repleta de sensualidade, ricamente construída e delicadamente detalhada e fabricada: as roupas, os cabelos, os autómoveis, os vagões dos trens, os toca-discos, o batom e os cigarros são todos apresentados de forma sublime. A combinação de todos esses elementos é inebriante em si própria.” por Peter Bradshaw, em The Guardian

a-despedida

A Despedida, de Marcelo Galvão

Sinopse: Almirante tem 92 anos e sente que o fim está próximo. Por isso ele decide se despedir de tudo e todos e desfrutar aquele que pode ser seu último prazer: uma intensa noite de amor com Fátima, sua amante de 37 anos.

Comentário: “Funcionando como um estudo de personagem, mas também como um breve tratado sobre a velhice e suas indignidades (e a determinação para superá-las), A Despedida é também hábil ao sugerir, depois desta introdução, o que move o protagonista, que, ao colocar uma foto sua ainda jovem na carteira, revela ao espectador que é assim que se enxerga, mesmo ciente de que sua mente ativa encontra-se amarrada a um corpo de vidro.” por Pablo Villaça, em Cinema em Cena

a-bruxa

A Bruxa, de Robert Eggers

Sinopse: Nova Inglaterra, década de 1630. O casal William e Katherine leva uma vida cristã com suas cinco crianças em uma comunidade extremamente religiosa, até serem expulsos do local por sua fé diferente daquela permitida pelas autoridades. A família passa a morar num local isolado, à beira do bosque, sofrendo com a escassez de comida. Um dia, o bebê recém-nascido desaparece. Teria sido devorado por um lobo? Sequestrado por uma bruxa? Enquanto buscam respostas à pergunta, cada membro da família vive seus piores medos e seu lado mais condenável.

Comentário: “A construção de toda a tensão é conduzida por ambientação, a partir da imersão contextual, da fotografia turva, da reprodução artística arcaica e da insegurança que a dúvida causa, assombrando com suas possibilidades. Eggers sabe que imaginar é muito mais aterrorizante que vivenciar…” por Marcelo Leme, em Cineplayers. Acesse a crítica completa clicando aqui!

 

E você, entre os lançamentos de 2016, o que assistiu de melhor???

Lista dos filmes vistos em 2016
* Péssimo / ** Ruim / *** Bom / **** Ótimo / ***** Excelente

O bom dinossauro (The Good Dinosaur) *** / Spotlight – Segredos revelados (Spotlight) ****/  Os oito odiados (The Hateful Eight) **** / Vai que dá certo 2 ** / O cavalo de Turim (A torinói ló) *** / A grande aposta (The big short) *** / Creed – Nascido para lutar (Creed) **** / Carol (Carol) **** / Boi neon (Boi neon) **** / Joy – O nome do sucesso (Joy) ** / A 5ª Onda (The fifth Wave) * / Body (Cialo) *** / Cinco Graças (Mustang) **** / Anomalisa (Anomalisa) *** / Trumbo – Lista negra (Trumbo) *** / O regresso (The Revenant) **** / O filho de Saul (Saul Fia) **** / Deadpool (Deadpool) **** / A Garota Dinamarquesa (The Danish Girl) *** / Brooklin (Brooklyn) *** / A ovelha negra (Hrutar/ Rams) **** / Horas decisivas (The Finest Hours) ** / O quarto de Jack (Room) **** / Boneco do mal (The boy) ** / O abraço da serpente (El Abrazo de la Serpiente) **** / Deuses do Egito (Gods Of Egypt) * / White God (Fehér Isten) **** / Um homem entre gigantes (Concussion) *** / A Bruxa (The witch) ***** / Nossa irmã mais nova (Umimachi Diary) **** / A série Divergente – Convergente (The Divergent Series: Allegiant) **/ Boa noite, mamãe (Goodnight Mommy) **** / Cemitério do esplendor (Rak ti Khon Kaen) **** / Batman vs Superman – A origem da justiça (Batman vs Superman: Dawn of Justice) *** / Casamento grego 2 (My big fat greek wedding 2) *** / A garota de fogo (Magical girl) *** / Para minha amada morta **** / A Juventude (La Giovinezza) **** / Rua Cloverfield, 10 (The Cellar) *** / De onde eu te vejo *** / Mais forte que Bombas (Louder Than Bombs) **** / Mogli – O menino lobo (The Jungle Book) **** / Ave, César! (Hail, Caesar!) *** / O escaravelho do diabo *** / Sinfonia da necrópole **** / O Caçador e a Rainha do Gelo (The Huntsman: Winter’s War) ** / Nise – O coração da loucura ** / Capitão América – Guerra civil (Captain America: Civil War) **** / A frente fria que a chuva traz **** / Maravilhoso Boccaccio (Maraviglioso Boccaccio) *** / Martyrs (Martyrs) **** / A assassina (Nie Yinniang) *** / Ralé *** / Angry Birds – O filme (Angry Birds) *** / Demon (Demon) *** / X-Men – Apocalipse (X-Men – Apocalypse) *** / Os anarquistas (Les anarchistes) *** / Alice através do espelho (Alice In Wonderland: Through the Looking Glass) ** / Jogo do dinheiro (Money monster) *** / Warcraft – O primeiro encontro de dois mundos (Warcraft) *** / Invocação do mal 2 (The Conjuring 2: The Enfield Poltergeist) **** / Truque de mestre: O segundo ato (Now you see me: The second act) ** / A odisseia de Alice (Fidelio, l’odyssée d’Alice) **** / A despedida **** / As Tartarugas Ninja – Fora das sombras (Teenage Mutant Ninja Turtles 2) ** / Como eu era antes de você (Me before you) *** / Doce veneno (Un moment d’égarement) *** / Paulina (La patota) **** / Independence day – O ressurgimento (Independence Day: Ressurgence) ** / As montanhas se separam (Mountains May Depart) **** / Procurando Dory (Finding Dory) *** / Porta dos Fundos – Contrato vitalício ** / Julieta (Julieta) **** / Um belo verão (La belle saison) *** / Caça-fantasmas (Ghostbusters) *** / Agnus dei (Les innocentes) **** / La vanité (La vanité) *** / A lenda de Tarzan (Tarzan) ** / Dois caras legais (The nice guys) **** / Chocolate (Chocolat) *** / Mãe só há uma *** / Jason Bourne (Jason Bourne) *** / De longe te observo (Desde Allá) **** / Esquadrão Suicida (Suicide Squad) ** / Um amor à altura (Un homme à la hauter) ** / Fome **** / A corte (L’Hermine) **** / Ben-Hur(Ben-Hur) *** / Quando as luzes se apagam (Lights out) ** / Águas rasas (The Shallows) **** / Pets – A vida secreta dos bichos (The secret life of pets) *** / Café society (Café society) *** / Nerve – Um jogo sem regras (Nerve) *** / Lolo – O filho da minha namorada (Lolo) *** / Star Trek – Sem fronteiras (Star Trek Beyond) *** / Um namorado para minha mulher *** / A comunidade (Kollektivet) *** / Aquarius **** / O homem nas trevas (Don’t breathe) **** / Meu rei (Mon roi) *** / Viva a França! (En mai fais ce qu’il te plaît) *** / Mate-me por favor (Mate-me, por favor) **** / Sete homens e um destino (The magnificient seven) *** / O lar das crianças peculiares (Miss Peregrine’s Home for Peculiar Children) ***/ Demônio de neon (The neon demon) *** / A passageira (Magallanes) **** / Um doce refúgio (Comme un Avion) *** / Inferno – O filme (Inferno) ** / Ouija – Origem do mal (Ouija – Origin of evil) **** / Doutor Estranho (Doctor Strange) *** / A garota no trem (The girl on the train) ** / Pequeno segredo *** / Elle (Elle) **** / Animais fantásticos e onde habitam (Fantastic Beasts and Where to Find Them) *** / A chegada (Arrival) **** / Anjos da noite – Guerras de sangue (Underworld – Blood wars) * / O Lamento (Goksung) **** / Rogue One – Uma história Star Wars (Rogue One: A Star Wars Story) *** / Animais noturnos (Nocturnal animals) **** / Invasão Zumbi (Train to busan) **** / Estados unidos pelo amor (Zjednoczone Stany Miłosci) ****

 

Comments

comments


About the Author

Marcelo Leme

Realizador, roteirista, curador, crítico de cinema do portal cineplayers.com e colunista semanal do Jornal da Cidade de Poços de Caldas. Trabalha no Instituto Moreira Salles. Entusiasta da sétima arte, é credenciado em festivais de cinema como a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e o Paulínia Film Festival. Teve, em 2013, um de seus textos selecionados pela FGV (Fundação Getúlio Vargas). >>> instagram.com/marceloafleme



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top ↑
  • ASSISTA NOSSOS FILMES DE GRAÇA

  • Parceiros

    Parceiro - Adorocinema
  • Parceiro - Centerplex
  • Inscreva-se no Youtube!