Críticas

Published on fevereiro 7th, 2014 | by Marcelo Leme

0

Crítica: G.I. Joe: Retaliação

gijoeJohn Chu, diretor de Se ela dança eu danço 2 e 3 e de Justin Bieber: Never Say Never agarrou as rédeas da franquia G.I. Joe que começou com o horroroso A Origem de Cobra em 2009. Agora temos uma segunda parte renovada, intitulada Retaliação que muda totalmente seus protagonistas e alguns conceitos, mantendo unicamente Channing Tatum, Byung-hun Lee e Ray Park no elenco. Grandes nomes como Dwayne Johnson e Bruce Willis chegam para reforçar, trazendo algum prestígio a má afamada franquia. Já a história não é lá um reforçador. O foco é a destruição megalomaníaca e as pirotecnias gratuitas, coisas costumeiras de filmes alienados e descerebrados. Entra também a comédia pastelão, um tempero como alívio a abundância de violência. Nada de extraordinário ou de ordinário. Mera diversão.  Mero, mero em tudo.

As organizações Cobra continuam querendo destruir o mundo com armas de imenso poder de dizimação. Dessa vez ela se alia ao governo dos Estados Unidos de modo crucial, explanando favorecimentos bélicos e negociações terroristas. Como estratégia para o sucesso, a organização destrói os G.I. Joe numa emboscada; e faz parecer que os caras na verdade eram traidores da pátria. Sem oponentes, dominam a Casa Branca. No entanto, alguns dos Joe sobrevivem a armadilha e não ficam apenas para contar a história, mas para desmascarar os envolvidos no plano e restabelecer o poder do país para finalmente salvar o mundo. Paralelamente rolam mais duas tramas: a amizade entre Duke (Tatum) e Roadblock (Johnson) destruída; e o embate particular entre os ninjas Storm Shadow e Snake Eyes. As razões para esse conflito? Não será nessa parte que saberemos.

Retaliação deveria ter saído em 2012, mas decidiram converte-lo em 3D atrasando o lançamento. O filme foi lançado nos cinemas no primeiro semestre de 2013. Algumas cenas extras com os personagens de Tatum e Johnson foram acrescentadas nesse tempo, já que imaginaram após sessões fechadas que talvez essa amizade fosse uma das únicas coisas relativamente relevantes. O fato é que o insucesso da primeira empreitada não poderia ser repetido, renderia o enterro da franquia. Então tentam de tudo, mesmo que precisem seguir a fórmula usual e já insuportável. Também restam absurdos exibicionistas para o pessoal que engole de tudo: o arsenal engenhoso surpreendente, a prisão subterrânea com os presos e a escapada de um dos ninjas que consegue fazer parar os próprios batimentos cardíacos. Feito desmedidamente para demonstrar o poderio da produção, o melhor acaba ficando por conta de um clichê habitual, mas que nunca decepciona: a garota vestida com um vestido vermelho apertado que arrebata os homens por perto. E o público também.

Bruce Willis surge num papel cômico e solta algumas frases de efeito canastronas para o deleite de seus fãs. A ação acontece o tempo inteiro, a narrativa é enérgica. Tem seu grande momento quando os ninjas se enfrentam, culminando numa fuga por montanhas, algo verdadeiramente atraente esteticamente. Os bonecos da Hasbro, ou melhor, os comandos em ação como são conhecidos pelos brasileiros, tiveram com essa sequência maior dignidade comparado ao fiasco horrendo que fora o primeiro filme. Ainda assim terminou medíocre igualmente outras adaptações similares que surgem ano a ano explodindo pessoas e o cérebro dos espectadores com um som desvairado, efeitos extenuantes e histórias ordinárias.

Comments

comments

Tags: , , , , , , ,


About the Author

Marcelo Leme

Realizador, roteirista, curador, crítico de cinema do portal cineplayers.com e colunista semanal do Jornal da Cidade de Poços de Caldas. Trabalha no Instituto Moreira Salles. Entusiasta da sétima arte, é credenciado em festivais de cinema como a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e o Paulínia Film Festival. Teve, em 2013, um de seus textos selecionados pela FGV (Fundação Getúlio Vargas). >>> instagram.com/marceloafleme



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top ↑
  • ASSISTA NOSSOS FILMES DE GRAÇA

  • Parceiros

    Parceiro - Adorocinema
  • Parceiro - Centerplex
  • Inscreva-se no Youtube!