Críticas

Published on março 24th, 2015 | by Marcelo Leme

0

Crítica: Golpe Duplo

modeloCineemProsaGolpeDuploWill Smith e Rodrigo Santoro juntos em um filme sobre trapaça? Parece uma pedida interessante, ainda mais para quem gosta de filmes que tratam de conspirações e roubos milionários. Até o filme propõe um teor atmosférico dentro desse sentido. Percebemos a estrutura do roteiro que visa quase que o tempo inteiro surpreender, mesmo que para isso comprometa o texto. Estas surpresas metaforizam a explicação de um de seus personagens, sobre a arte de roubar estar no foco, onde a vítima está olhando. O filme, da mesma forma, tenta fazer isso com o espectador, nos dar estímulos de um lado e apresentar algo surpreendente de outro. A montagem dá conta da mentira. Sabe-se que o cinema é a arte da ilusão e não há arte melhor para trabalhar tal concepção.

 A maneira com a qual a narrativa é desenhada assemelha-se muito a algumas produções dos anos 50, a partir de planos e estratégias pessoais ou de grupo que modela o roteiro ao mesmo tempo que um romance se desenrola. Nesse período muitas personagens femininas ficaram marcadas por suas intervenções em meio a planos mirabolantes. Já em outra instância, Batedor de Carteiras (Pickpocket, 1959) é constantemente lembrado como um clássico importantíssimo e influente. Honestamente não o considero um grande filme, mas reconheço sua relevância, obra que praticamente condecorou Robert Bresson. Lembrei desse filme por causa da reflexão que ele traz sobre roubos, algo ligeiramente próximo a desse Golpe Duplo. Muitos filmes vieram posteriormente trazendo os criminosos como protagonistas.

 A estrela desse é um talentoso ladrão, famoso por golpes milionários. Há alguns golpes que custamos a acreditar. E como garantir a identificação do público por um personagem desse, cuja índole é questionável? Esse é um problema recorrente, o roteiro precisa dar conta de provocar empatia e o ator vencer pelo carisma, além do talento. O problema aqui foi resolvido com a escalação: Will Smith. Problemas dentro do cinema podem ser resolvidos com prestigio. E Will Smith, com seu Nicky, dá conta do personagem ao lado da belíssima Margot Robbie, sua ‘estagiária’ no ramo que quase flerta com um ideal de loira fatal hitchcockiana. Fica somente na sugestão. A dinâmica da dupla é satisfatória e juntos criam bons e cômicos momentos. Marginalizado e estereotipado está Rodrigo Santoro num papel antagonista às pretensões de um golpista. E olha só, o principal ato do filme acontece em Buenos Aires envolvendo automobilismo.

 Propenso a diversão descompromissada, Golpe Duplo consegue alguns breves bons momentos, mas é tão esquemático e pueril que deixa pouca saudade após a sessão, e não consegue surpreender pelo vigor de sua narrativa, o que é um explícito defeito em filmes assim. O roteiro e direção da dupla Glenn Ficarra e John Requa não encontra uma linha coerente que amarre tudo o que o filme traz, ficando pontas ligadas por improvisos. Já as transições são adequadas e criativas, visam retratar o título original “Focus” e consequentemente a ideia por trás da história. Dentro da ilusão concebida pelos cineastas, há um clareamento de ideias comprometedor, já que a mágica por trás dos golpes são demasiada expositivas, comprometendo a fluidez dos atos que terminam distorcidos. Consideraríamos tudo um absurdo, mas ainda assim compramos a ideia. É só diversão e isso é pouco.

Comments

comments

Tags: , , , , , , ,


About the Author

Marcelo Leme

Realizador, roteirista, curador, crítico de cinema do portal cineplayers.com e colunista semanal do Jornal da Cidade de Poços de Caldas. Trabalha no Instituto Moreira Salles. Entusiasta da sétima arte, é credenciado em festivais de cinema como a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e o Paulínia Film Festival. Teve, em 2013, um de seus textos selecionados pela FGV (Fundação Getúlio Vargas). >>> instagram.com/marceloafleme



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top ↑
  • ASSISTA NOSSOS FILMES DE GRAÇA

  • Parceiros

    Parceiro - Adorocinema
  • Parceiro - Centerplex
  • Inscreva-se no Youtube!