Críticas

Published on maio 29th, 2017 | by Marcelo Leme

0

Crítica: Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar

Qual a razão para mais um filme da franquia Piratas do Caribe? Uma tentativa de reinvenção fundada em um legado? Do ponto de vista de personagens, talvez. O coração da franquia, Jack Sparrow, por sua vez, permanece pulsando num ritmo mais vagaroso e ébrio. Existe a franquia sem ele? Não, claro que não. O fato é que ele está novamente presente carregando todos os maneirismos de Johnny Depp que repete a comicidade caricatural de seu personagem nos trejeitos e na dicção mais do que reconhecida. E ainda vale ressaltar que este divide o protagonismo com duas caras novas. Eis um sintoma dessa possível reinvenção? O que é, afinal, esse Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar senão um caça níquel nostálgico?

O roteiro parece ter sido escrito para uma animação. É tão discrepante da realidade e tão ilógico que precisamos redobrar nossa fé cênica para levar o filme minimamente a sério. Tudo parece acontecer nos arredores de uma ilha tamanha a falta de noção espacial de seus realizadores. Deixando isso de lado, acompanharemos anos após a aventura anterior, com Sparrow – completamente adicto a bebidas – sendo alvo de piratas – incluindo o tal Salazar do subtítulo – e de dois jovens aventureiros. Estes jovens protagonizam o filme, tomando o lugar de Will Turner (Orlando Bloom) e Elizabeth Swann (Keira Knightley). São eles: Henry Turner (Brenton Thwaites), filho que promete a Will resgatá-lo do fundo do mar; e a aspirante a cientista, Carina Smyth (Kaya Scodelario).

A dupla nova traz algumas considerações interessantes a cerca de seus personagens. Pena que fazem isso de modo superficial, devido a fragilidade do roteiro. Henry é um entusiasta movido por motivação e crença, capaz de chegar em qualquer lugar em nome da honra; Carina é estudiosa e tem na inteligência um triunfo, sendo ainda uma mulher que precisa lidar com o desrespeito dos homens e com a crendice de supersticiosos que desejam leva-la a fogueira por considera-la bruxa. Basicamente isso é o que há de mais profundo em todo o filme.

E isso é tudo. Acompanhamos um mar de reviravoltas, competentes efeitos conforme esperado e algumas ótimas e bem dosadas cenas de ação, com piadas lançadas e alguma emoção destinada aos fieis fãs. Ao final da sessão no Centerplex em Poços de Caldas, era visível o quanto o filme havia tocado alguns de um modo particular. O cinema tem muito disso. Ademais, pouco diz, pouco acrescenta. Ao menos tem um vilão valoroso que justifica um temor que envolve a lenda de um tal capitão Salazar. O astro espanhol Javier Bardem o vive com dignidade, empregando suntuosidade em cada fala e em cada gesto, provando que um grande ator pode ser realmente grande mesmo em baixo de maquiagem pesada e efeitos.

Divertido? Sim. Necessário? Em nada. Vale para revisitar velhos personagens e se divertir com cada um deles. É uma trama básica, simples até demais diante o que outrora apresentou. E que obsessão que a Disney tem com pais e filhos, não é? Não perde a chance de investir nesta relação por aqui, numa versão distante e marítima de Star Wars – me adianto pedindo perdão pela comparação. O poder de identificação aumenta frente a tal tema, já que é inerente ao ser humano, com a experiência facilmente compreendida e, em alguns aspectos mais íntimos e privados, compartilhada. De fato Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar é um caça níquel nostálgico, enfraquecido e cansado, boiando num oceano de possibilidades.

Comments

comments

Tags: , , , , , , , , , , ,


About the Author

Marcelo Leme

Realizador, roteirista, curador, crítico de cinema do portal cineplayers.com e colunista semanal do Jornal da Cidade de Poços de Caldas. Trabalha no Instituto Moreira Salles. Entusiasta da sétima arte, é credenciado em festivais de cinema como a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e o Paulínia Film Festival. Teve, em 2013, um de seus textos selecionados pela FGV (Fundação Getúlio Vargas). >>> instagram.com/marceloafleme



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top ↑
  • ASSISTA NOSSOS FILMES DE GRAÇA

  • Parceiros

    Parceiro - Adorocinema
  • Parceiro - Centerplex
  • Inscreva-se no Youtube!