Críticas

Published on outubro 3rd, 2014 | by Marcelo Leme

0

Crítica: Se eu Ficar

modeloAltereaseeuficarAntes de falar de Se eu ficar, vale a pena falar da atriz Chloë Grace Moretz. Não estou de maneira alguma tirando o foco do filme. Posso adiantar o que é o filme com uma única palavra: inocente. Pronto. Já Chloë Grace Moretz é muito boa, uma atriz com condições de fazer muito pela sétima arte. Ainda que seus projetos não sejam de notável relevância no âmbito cinematográfico, ao menos suas atuações são. É fato também que esses filmes por ela protagonizados não possuem grandes intérpretes os quais possa lhe fazer frente, exceto em Carrie – A Estranha (Carrie, 2013) onde contracenou com a sempre interessante Julianne Moore, Sombras da Noite (Dark Shadows, 2012) ao lado de um afetado Johnny Depp e em A Invenção de Hugo Cabret (Hugo, 2011), onde foi dirigida por Scorsese. Ela é ótima! Mas e Se eu ficar?

Na onda de adaptações melancólicas de famosos best sellers, esse filme vem explanar uma óbvia relação romântica entre dois jovens que se apaixonam cedo e passam a perceber suas vidas dependentes de um amor. É pra fazer multidões chorarem pelo que acomete a trama: um trágico acidente. Logicamente um acidente que pode colocar fim a essa relação jovial, cheia de expectativas, de sonhos e de talentos comungados. A música reflete o paradigma romântico das diferenças do casal. Quanto ao resultado do acidente, uma novidade um tanto quanto discutível: a personagem de Moretz, Mia Hall, fica em coma, num estado de consciência em que consegue perceber a movimentação e comoção das pessoas ao seu redor, assistindo a família e os amigos sofrendo. E acompanhando seu namorado, Adam (Jamie Blackley), lamentando profundamente sua ausência.

É definitivamente um romance água com açúcar abarrotadíssimo de melancolia feito nos moldes certos para emplacar no coração teen eufórico. Ao menos consegue se livrar do absoluto formalismo trivial visto em obras análogas embora renda-se de uma maneira convencional ao vício dos flashbacks. Eles ditam o ritmo da trama. São eles que nos apresentam a construção da história, os sacrifícios familiares, as aspirações do casal. O rockeiro e a violoncelista. A química dos instrumentos se reflete nos protagonistas e o casal termina admirado. Estereotipados pelo roteiro para buscar identificação fácil, a dupla parece metrificada, calculada, com frases escritas para serem ditas em tempos certos, tornando-se finalmente mais um romance formulaico, pouco ousado, com referencial catártico a partir de idealizações comuns projetivas por parte dos espectadores mais interessados.

O punk proposto pelo caráter nada punk de Adam e as composições descoladas de sua banda juvenil são símbolos das irregulares do roteiro. Ainda mais desarmônico são os meios que os personagens alcançam seus sonhos, ambos absolutamente talentosos que almejam e conquistam tudo sem grandes esforços. Talento demasiado não justifica caminhos seguros. Varia do típico romance adolescente ao drama convencional num contexto contemporâneo que envolve o idílio teen com ímpeto de desolação. Tudo parece irreal. Crenças particulares podem potenciar a obra. Se eu ficar é um filme que trata da vida e trata da morte de uma maneira pouco usual. Em tempos de adaptações, lembrando um lançamento recente e similar, A Culpa é das Estrelas (The Fault in Our Stars, 2014) veio com aspiração bastante semelhante e saiu-se ligeiramente melhor.

Comments

comments

Tags: , , ,


About the Author

Marcelo Leme

Realizador, roteirista, curador, crítico de cinema do portal cineplayers.com e colunista semanal do Jornal da Cidade de Poços de Caldas. Trabalha no Instituto Moreira Salles. Entusiasta da sétima arte, é credenciado em festivais de cinema como a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e o Paulínia Film Festival. Teve, em 2013, um de seus textos selecionados pela FGV (Fundação Getúlio Vargas). >>> instagram.com/marceloafleme



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top ↑
  • ASSISTA NOSSOS FILMES DE GRAÇA

  • Parceiros

    Parceiro - Adorocinema
  • Parceiro - Centerplex
  • Inscreva-se no Youtube!