Críticas

Published on abril 17th, 2017 | by Marcelo Leme

0

Crítica: Velozes e Furiosos 8

Velozes & Furiosos 8 atesta de vez a mudança radical que a série passou desde seu início, abandonando as corridas de rua e se transformando num intenso filme de ação. A franquia não piorou, manteve a qualidade variando bons lançamentos até se converter em outra coisa, sem nunca ter um filme que pudesse ser considerado verdadeiramente ruim.

A série não se leva a sério e isso contribui com seu universo particular absurdo. Preocupam-se com diversão descompromissada, assumindo até mesmo cafonices tradicionais – como a constante e insistente lembrança dos protagonistas serem uma família – para irem a limites impressionantes por tal causa. Nessa oitava parte, a família é justificativa para o inesperado embate e a possível traição de Dominic Toretto (Vin Diesel) é o que sustenta o pobre roteiro.

O roteiro, aliás, é ruim. Encontra soluções ordinárias, alterando comportamento de personagens – e aí entendemos que talvez algumas pessoas não sejam tão más assim – e surpreendendo através de artifícios manjados. Não há arcos desenvolvidos, há artifícios que funcionam como empurrões para o filme seguir adiante apesar de qualquer coisa. Observe o ato inicial em Havana, um instante que parece deslocado de todo o resto da obra. Entendemos que ele não está ali à toa e aguardamos por seu resgate em algum momento. É distração manjada, encaixes que o roteiro faz para apresentar personagens e dicas turísticas.

Mas, na real, alguém se importa? O público fã se preocupa mesmo é com o espetáculo visual e disparatado, tendo ainda a audácia de colocar uma Lamborghini laranja acelerando sobre o gelo da Sibéria, corridas em Manhattan e um colossal submarino emergindo do gelo como uma baleia do mar. As corridas desvairadas resistem firmes em cena. É um respeito a origem, os filmes fazem questão em não abandonar isso.

Velozes e Furiosos 8 independe de emoção, no entanto sempre a busca visando qualquer conexão com seu espectador, podendo mantê-lo atento comprando futuros ingressos. A seu favor tem os vários personagens que não precisam ser apresentados, já que já possuímos alguma familiaridade com cada um. E o que fazer sem inovação? Criar oposição entre seus protagonistas parece ser a solução. Então Toretto precisa enfrentar sua ‘família’ e, além disso, o roteiro reserva um conflito particular entre Hobbs (Dwayne Johnson) e Deckard Shaw (Jason Statham) numa subtrama ingênua. Esses embates parecem ser um recurso cada vez mais usual das grandes franquias, incremento plantado dentro do que já se tem, juntamente a uma ou outra novidade – aqui as novidades são os contextos, armas e veículos cada vez maiores e poderosos, além de algumas caras novas.

E pensar nas caras novas nos remete a percepção do quão limitados são os protagonistas de Velozes e Furiosos, dependentes de carisma e do status de astros marombados. Quando Helen Mirren aparece, por exemplo, transforma Vin Diesel numa estátua. Também é bom conferir o antagonismo proporcionado por Charlize Theron, uma das atrizes mais competentes de sua geração, criando uma vilã estereotipada e mal dirigida, mas representativa e forte. Todos os filmes foram assim e seguem dando certo. E se em time que está ganhando não se mexe, então poderemos esperar muito mais filmes num breve futuro, torcendo para que suas sequenciais reciclagens não destruam o legado de uma das franquias mais divertidas de se acompanhar.

 

Comments

comments

Tags: , , , , ,


About the Author

Marcelo Leme

Realizador, roteirista, curador, crítico de cinema do portal cineplayers.com e colunista semanal do Jornal da Cidade de Poços de Caldas. Trabalha no Instituto Moreira Salles. Entusiasta da sétima arte, é credenciado em festivais de cinema como a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e o Paulínia Film Festival. Teve, em 2013, um de seus textos selecionados pela FGV (Fundação Getúlio Vargas). >>> instagram.com/marceloafleme



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top ↑
  • ASSISTA NOSSOS FILMES DE GRAÇA

  • Parceiros

    Parceiro - Adorocinema
  • Parceiro - Centerplex
  • Inscreva-se no Youtube!